domingo, 5 de abril de 2009

O inesperado

Bom gente este era um POST que não esperava nunca escrever, mas tenho que fazê-lo. No sábado logo pela manhã depois de termos visitado a Manu na sexta a noite logo após a cirurgia, estava me preparando para ir a Dpaschoal arrumar o carro depois de ter assistido o treino de Fórmula 1 e recebi um telefonema do hospital dizendo que o estada da Manuela havia piorado e que tínhamos que ir para o hospital.

Chegando lá um médico da equipe nos disse que ela às 3h da manhã  havia piorado e que havia tido uma arritmia e que o caso era quase inrreversível, bom por volta dàs 8:30h outro médico nos trouxe a notícia que nunca esperava, que a Manuela não aguentou e havia morrido.

Bom daquele momento em diante ficamos sem chão mesmo a sorte que meu irmão apareceu por lá para me ajudar (mesmo eu pedindo para não ir) se não fosse ele acho que não ia aguentar, com a ajuda dele pode dar o colo mais necessário que a Lilian me pediu todos estes anos juntos.

Depois de tudo acertado, a burocracia, fui de carro para Campinas onde ela seria enterrada, dar a notícia para amigos, família foi muito difícil, estávamos preocupados com as meninas que estavam esperando a irmanzinha, mas infelizmente a notícia era a menos esperada. Graças a Deus amigos nos ajudaram a avisar outros amigos e alguns parentes, pois a minha força e a da Lilian estava voltada para cada um dar colo para o outro.

Quando estava voltando de carro na Bandeirantes foi a primeira vez que chorei quando ouvi no rádio a música da Madonna (Miles Away) "I just woke up from a fuzzy dream, You never would believe those things that I had seen..." neste show estava eu, Li e a Manuela e percebi que não poderia mais acontecer isto. 

Mas quando ouvi a música até o final e chorei que nem criança percebi que ela nos 9 meses que viveu conosco viveu a vida intensamente, mesmo. Sempre foi uma criança que obedecia a mãe quando estava a machucando na barriga, ficava calma quando colocávamos música para dormir, sempre conversou conosco, e quando nasceu, nasceu sim sem cara de joelho de olho aberto para conhecer os pais, pois sabia que havia pouco tempo e que estou pouco tempo seriam os mais intensos de nossas vidas. Conheceu os avós paternos e as irmãs no corredor quando saia da sala de parto a caminho da UTI, ficou calma e parou de chorar na minha primeira visita a UTI quando falei com ela e assim foi até o último dia que a víamos depois da cirurgia.

Chegando ao cemitério percebi que nesta vida quando ficamos ruim sempre tem algum pilar de nossa estrutura que nos seguro e lá vi nossos pilares, familiar e de amigos, que nos sutentaram e sustentarão até ficarmos fortes para passar por isto.

O enterro foi lindo jurei para a Manuela que ela iria em paz e que deixaria ela ir assim, ela foi tranquila, linda (com a roupinha que escolhemos) e também com o seu ursinho preferido, isto mesmo, o ursinho que ficou do lado dela desde que entrou na UTI até a sua saída, então nada mais justo ele ir com ela para onde ela saiu o ceú.

Isto mesmo do céu, eu agradeço Deus por nos ter colocado por 9 meses um anjo em nossas vidas que trouxe para nós felicidade, alegria, maturidade, inteligência e que nos ensinou e ensinará muito, este anjo cumpriu a sua missão e agora voltou para o céu, pois é muito superior a nós e precisa voltar ao seu lugar. Todas as pessoas que viveram com ela aprenderam algo e vão aprender, pois esta era a missão dela.

Eu acredito e preciso acreditar, que isto não foi um adeus e sim um até logo, tenho certeza que quando estiver evoluído irei encontrá-la novamente e poder conviver com ela. A passagem dela não foi em vão, pois trouxe muitos ensinamentos para nós e com certeza filha colocarei em prática cada um que você me passou, principalmente "AMAR, e transmitir o amor para o mundo".

Bom gente preciso encerrar esta linda história e deixar aqui para quem procura ajuda neste assunto um site que conhecemos ano passado que ajuda muito pessoas que tem ou vão ter uma criança com cardiopatia o site se chama "Pequenos Corações" o site é http://www.pequenoscoracoes.com boa noite e vivam cada um sua vida com muito amor e carinho, viva cada dia como o último e nunca tenha vergonha de mostrar os seus sentimentos afinal estamos aqui para vivê-los e transmití-los intensamente...

bjos no coração de todos.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aguardando...

Bom hoje fizemos a última visita enquanto a Lilian era paciente do hospital, como ela teve alta agora vamos visitar nos horários permitidos como pais.

Ela esta super traquilinha, colocaram um lacinho no cabelo dela branco (paz) estava linda mesmo, conversamos muito com ela viamos a enfermeira trocar a fralda, eu nunca achei que fosse daquele jeito mas a "piriquita" dele é muito gordinha parecia um hamburguinho, :) se a Lilian ler isto vai me matar, mas pronto escrevi...

O médico veio falar com a gente que ela iria para a cirurgia por volta das 14h, pois a cirurgia da outra neném estava um pouco atrasada, isto é normal...

Depois de nos despedir dela com beijinhos e mais beijinhos fomos para o quarto fazer o procedimento de alta da Lilian e internação da Manuela, eles chamam de SN e colocam no nome da mãe. Com toda a papelada na mão fiz a internação da Manuela e levei para a UTI o prontuário, aproveitei para verificar se ela já tinha subido para a sala de cirurgia e recepcionista me disse que ainda não, isto era por volta dàs 14:30h.

Bom pessoal agora estou na casa do meu irmão pegando algumas coisas aqui e já vou voltar para o hospital daqui a pouco, para visitá-la depois da cirurgia....

Pensamento positivo, como sempre, e mando notícias....


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cirurgia marcada

Hoje a visitamos 2 vezes nos horários permitidos, e na última visita encontramos a Manuela entubada. Este procedimento é comum quando se esta em uma UTI, é mais confortável para o paciente, no caso da Manuela faz com que ela fique mais forte e não se esforce tanto para respirar.

O médico nos deu a notícia que esta tudo certo para ela operar amanhã (sexta dia 3) entre às 12h e 13h, a cirurgia é um pouco demorada, entre 3 e 5 horas. O Dr José Pedro, o cirurgião dela, chegou hoje dos EUA (foi receber um prêmio) e já operou uma amiguinha de UTI dela que também tinha Síndrome de Down e estava mais debilitada, amanhã pela manhã opera mais uma menininha que nasceu no mesmo dia e depois opera a Manuela.

Amanhã também é o dia de alta da Lilian e a gente vai ficar aqui em SP na casa do meu irmão enquanto esperamos a Manuela se recuperar da cirurgia, indo todos os dias ao hospital para ver nossa mocinha...

Bom gente é isto, todos os pensamentos positivos já foram e continuam sendo mandados, a Manuela já esta preparada e sabendo o que vai acontecer amanhã e o cirurgião "bom de bola"
e sua equipe já estão prontos, agora é só deixar o universo fazer o resto.

até mais e continuando colocando informações aqui....

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tranquilidade

Hoje olhando tudo o que aconteceu até o nascimento da Manuela eu diria que uma palavra que define nosso estado é "tranquilidade".

A Lilian está muito bem, se recuperou rápido até fez hoje as visitas a UTI sem a cadeira de rodas, foi andando comigo. Hoje pudemos pegá-la no colo pela primeira vez, foi muito gostoso, para mim deu um pouco de medo ficar no colo, pois sou meio desajeitado, agora a Lilian é PHD (já tem 2, sobrinhas, etc) pegou sem problema e até conversaram bastante :) ...

A Manuela também, nas 3 visitas minhas (e 2 da Lilian) a UTI só temos boas notícias, que ela esta bem, não esta dando trabalho, ufa... Mas o que mais nos conforta é ver que mesmo com tantos aparelhos ligados ela está muito bem, está tranquila, parece que realmente esta esperando a hora da cirurgia, da mesma forma que esperou o parto.

Na fase da gravidez conversamos com ela várias vezes a respeito de nascer apenas no dia 31/03 para estar forte para uma cirurgia, e não é que a "danada" nasceu sentadinha como se estivesse esperando o momento. 

Muitas pessoas acham bobagem, uma besteria, mas nós falamos com ela desde o início da gravidez, e isto se intensificou depois que soubemos que ela era cardiopata, a partir deste momento começamos a fazer muito o que os americanos já praticam com seus filhos, mostrar que eles são capazes, fortes e que podem passar por tudo se estiverem preparados.

Infelizmente, nós latinos, temos a mania de ter dó das pessoas, superproteger, principalmente quando algo acontece com alguém próximo a nós, "coitada daquela menina de 16 anos que esta grávida", "que dó daquele menino que perdeu o pai e a mãe", se praticássemos mais dar força, tornar estas pessoas fortes, acreditar no seu potencial, talvez estes momentos de dificuldades seriam mais leves, suaves, simples e estes pudessem sair disto renovados e pronto para o próximo, e o próximo, afinal a vida a cada momento nos dá uma provação, e tenho certeza que só nos dá o que somos capazes de resolver.

Voltando um pouco ao assunto do POST acho que o estado de "tranquilidade" que relato tem haver com o fato de nos prepararmos para este momento, escolhemos as pessoas corretas e não tivemos medo de entregar a vida da Manuela nas mãos deles. A partir do momento que você encara os problemas com devem ser encarados, ou seja, "mais um" tudo fica mais fácil e mais "suave", como dizem os mineiros que trabalham comigo.

Então para quem lê este POST e enfrenta um problema igual ou parecido ao nosso, eu garanto (opinião pessoal) que a escolha de vir para São Paulo, ter escolhido a Cardiologista Pediatra Dra Lilian Lopes, o hospital Beneficência Portuguesa e os cirurgiões que fazem parte do seu corpo cirúrgico, tudo isto nos preparou e preparou a Manuela para este momento, e se você é pai ou mãe de uma cardiopata procure estudar a possibilidade de vir para São Paulo isto vai ajudar vocês e muito.

Bom pessoal amanhã (quinta) vamos receber a visita da Dra Lilian para conversar mais um pouco sobre a Manu e depois visitá-la mais 2 vezes, ah e a amanhã também sai a decisão do dia da cirurgia.

Até o próximo post...