terça-feira, 31 de março de 2009

Manuela veio ao mundo, ou o mundo veio a Manuela?

Bom pessoal a Manuela veio ao mundo hoje dia 31/03/2009 às 17:38h em São Paulo-SP. Com 2.780 Kilogramas e 47 cm, veio ao mundo mais uma menina, ah aproveitando aqui no hospital 70% que nasceu era meninas, é pessoal elas vão conquistar o mundo mesmo, só em casa eu já tenho 4 :)....

Aqui vou deixar um video legal dela, o YouTube não estava legal e não deixou ainda
mudar o nome, espero que até lá consiga, mas mesmo assim o que vale é o video.





Bom pessoal é isto, espero que vocês possam matar a suas dúvidas.

Provavelmente na quarta-feira iremos saber como vão ser os próximos procedimentos, cirurgia, qual a data, horário, visitar, etc, etc...

Bom vou mandando alguns POSTs aqui do hospital mesmo, eita tecnologia sô....

Se instalando em São Paulo (do interiorrr para a a CAPITAR)

Bom no domingo deixamos as meninas na casa da minha mãe em Campinas, que vai trazê-las na terça para conhecer a Manuela depois do parto. Vamos passar de domingo para segunda na casa do meu irmão, e de segunda para terça no hotel ao lado do hospital, por praticidade mesmo.

Depois do parto e a alta da Lilian ficaremos na casa do meu irmão e vamos vir todos os dias para visitar a Manuela, que estará na UTI se recuperando da cirurgia que pode ocorrer ou na quarta ou na quinta feira depois do parto, que pode ficar de 10 a 15 dias úteis em recuperação (pós-operatório).

Bem gente hoje é segunda dia 30/03 ou melhor a madrugada do dia 31/03... hoje a Lilian será internada no hospital e esperaremos ansiosos o parto da Manuela que vai ser por volta das 16:30h... 

Não consigo guardar a ansiedade, esta hora deveria estar dormindo com a Lilian, mas não consigo, pois depois de meses de correria, montagem dos quartos (quarto das minhas filhas foi modificado e o da Manu criado), conversamos com a Manuela, musiquinhas para dormir, a ansiedade em ver aquela mocinha sair e me ver pela primeira vez é muito mais forte do que eu... acho que vou filmar o parto cheio de olheiras..

Bom pessoal boa noite e amanhã é novo dia...




Fotinhos antes do nascimento

Em março a gravidez continuou como o programado, a Manuela crescendo, a gente fechando todos os combinados com os médicos e o convênio, ou seja, tudo pronto para esperar o nascimento dela. 

No dia 23/03 fizemos o último ultrassom com doppler, tudo andando como deveria, aproveitamos novamente e tiramos mais algumas fotinhas, desculpe Manu mas não pedimos a sua autorização.

Só falta uma semaninha não parece o tempo passou muito rápido... 








A primeiras fotinhos...

Continuando com o pré-natal fizemos em Fevereiro um novo ultrassom com doppler para ver a nutrição da Manuela e se tudo esta evoluindo corretamente. Lá na GineFeto conhecemos a Dra Maria de Lourdes uma graça de pessoa e ótima profissional, faz o exame no tempo que tem que ser feito, muito detalhista. 

Depois de todo o exame necessário para que a obstetra possa analisar a evolução da gravidez, pedimos algumas fotos da Manu afinal também temos curiosidade... vou deixar aqui as que ela deixou eu mostrar tá... :) 


















É nossa filha, mas é bonitinha né?

Continuando o pré-natal

Bom continuamos o nosso pré-natal o que é o mais importante durante a gravidez, e continuamos este acompanhamento com a Dra Maria Fernanda.

No consultório dela conhecemos muitas grávidas de outros estados, e descobrimos que a vida delas é muito mais dura, afinal ficam em hotéis durante meses, chegam aqui um mês antes do nascimento e depois ficam até a segunda cirurgia que é por volta do 5 mês, mas isto depende do tipo de "problema" detectados, e muitas vezes deixam suas vidas em suas cidades para acompanhar todo o procedimento depois do parto.

Nesta primeira consulta com a Dra foi nos dito que a Manu precisaria nascer na 39o semana, ou seja dia 31/03/2009 e que quanto mais madura ela nascer melhor para a cirurgia que ela irá fazer, ou seja, mas madura, gordinha (mais de 3 kilos), etc... então hora de esquecer a vaidade e comer realmente o que sentir necessidade e se alimentar da melhor forma possível para que ela venha FOFINHA.


Falando com o cirurgião

Em fevereiro conversamos com o Dr José Pedro, no consultório dele que fica na mesma rua da Beneficência Portuguesa, soubemos de como seria a cirurgia, quais as reais chances de sucesso, os perigos, o pós-operatório.

Mas é incrível, pois mais que você sabe do risco e que pode acontecer algo, você já esta tão preparado, cheio de otimismo que recebe este tipo de informação como qualquer uma... afinal a nossa vida é um risco, qualquer tipo de cirurgia é um risco, parto, cirurgia estética, etc... como diria meu amigo Johnnie Walker (Keeping walking)....

Neste consultório vimos muitas outras mães e crianças com os mesmos "problemas" ou parecidos com o que a Manu tem e vimos que não estamos sozinhos, é mais comum e agora estamos percebendo.

segunda-feira, 30 de março de 2009

E a vida continua...

É gente e a vida continua... então em Dezembro começamos a seguir aquela lista que nos foi dada pela Dra. Ana Paula, primeiramente entramos em contato com a corretora que cuida do nosso convênio médico na empresa em que trabalho, passamos um FAX com o diagnóstico do "problema" da Manuela e a lista para a Márcia (nosso contato na corretora que cuida de dúvidas com hospital credenciado, reembolsos e outros problemas) que nos ajudou com tudo isto, marcou uma consulta em um dos hospitais que estavam na lista o HC (Hospital das Clínicas) e depois iríamos ao Incor para saber como seria a melhor forma de conduzirmos com o parto e cirurgia da Manu.

Bom chegando no HC descobrimos que lá não seria a melhor forma da Manuela nascer. Por que? Pois ela nasceria lá e seria operada no hospital da frente que é o Incor, o problema é que ela esperaria uma vaga na UTI e já ouvimos que existem casos que uma criação cardiopata demorou 15 dias para conseguir uma vaga no Incor para fazer a cirurgia. Graça a deus no HC quando fizemos tivemos uma consulta com o obstetra Dr. Nilton Odetto que nos disse que deveríamos conhecer a Dra. Lilian Lopes da EcoKid.

Saindo da consulta liguei direto para a EcoKid e marquei para a semana seguinte uma consulta, mas o que mais me intrigou foi que para a primeira consulta demoraríamos 1:30h com a Dra, pois a primeira consutla além do ecocardiograma tem um aconselhamento da Dra, mas que raios de aconselhamento é este?

Bom então no meio de Dezembro fomos a EcoKid (na Alameda Santos em São Paulo), a nossa consulta era a última e começava às 18h, bom saímos de lá as 20h, ela refez o exame que a Dra Ana Paula fez em Campinas e constatou que realmente o diagnóstico era o mesmo. Descobrimos que a Dra Ana Paula foi aluna da Dra Lilian, então estávamos no caminho correto, depois do exame fomos para o tal aconselhamento, e foi aí que nos sentimos mais confortáveis ainda, pois a Dra nos explicou detalhadamente o que a Manuela tem, mostrou foto de alguns encontros de mães de crianças cardiopatas, resumindo ela nos mostrou que existe uma luz no fim do túnel, nos falou da primeira cirurgiu e as próximas 2 subsequentes nos 2 primeiros anos de vida dela. Nos falou qual era o melhor cenário, porque fazer a cirurgia na Beneficência Portuguesa, qual era o melhor cirurgião, etc,etc,etc... 

Depois deste aconselhamento o medo, a angústia, e tudo que um dia sentimos, SUMIU, sumiu mesmo, pois quando conversamos com alguém que conhece o seu caso, sabe o caminho mais rápido para resolvê-lo, quais os tramites, todo o seu medo vai embora, afinal o medo só se instala quando não temos segurança e informação sobre um assunto.

A partir daí mudamos toda a nossa consulta para São Paulo a nossa obstetra que era de Campinas (Dra Cristina) passou a ser a Dra Maria Fernanda, a nossos ultrassons começaram a ser feito na GineFeto (Dra Maria de Lourdes) e os ecocardiogramas na EcoKid (Dra Lilian Lopes).

Em Janeiro marcamos a nossa consulta com o cirurgião da Manuela o Dr José Pedro que aconteceria em Fevereiro.

É pessoal a vida continua...

Refletindo sobre o assunto

Bom depois do baque, de notícia que tivemos sobre o "problema" que a Manu tinha começamos, eu e a Lilian, a refletirmos um pouco sobre tudo, gravidez, nós, vida e a notícia.

Bem em primeiro lugar descobrimos a importância do pré-natal, e que realmente fazer ultrassom não é ficar vendo o bebezinho mexer, o coração bater, se é menino ou menina, concordamos que tudo isto é muito legal cria um elo entre pais e bebê, mas a real importância de todos estes exames antes do nascimento realmente é para que a criança venha ao mundo com todos os cuidados necessários, é a prevenção para qualquer problema que venha acontecer no decorrer da gravidez até o nascimento.

Ficamos imaginando quantas pessoas não fazem o pré-natal o quanto isto pode ser um problema, a nossa estrutura de saúde no país, afinal graças a deus nós temos um plano de saúde que esta cobrindo o que estamos passando, mas mesmo assim o caminho tem sido árduo e as vezes ficamos sem saber para onde ir.

Outro ponto desta nossa reflexão é em relação o que é perfeição? Porque sempre que comentamos com amigos, famílias, etc, sobre a nossa gravidez ouvimos aquela frase tão simples sem preconceito nenhum, "Não importa o sexo vindo com perfeição é o que importa", "ah que venha com saúde"... 

Realmente quando se decide ser pai ou mãe é preciso saber que não estamos comprando um produto na qual procuramos a perfeição, se vier com defeito podemos devolver, etc... Se der defeito durante o tempo de garantia podemos trocar ou então pedir concerto sem ônus. 

Então temos que ter consciência que quando é decidido ter um filho é preciso estar pronto não só $ (financeiramente), mas também psicologicamente, apto a "...receber o filho que nos for dado...", exatamente isto, quando se casa na igreja católica o padre fala exatamente esta frase, ou seja, achar que o filho precisa ser "perfeito", sem nenhuma doença, sem nenhum problema físico ou mental realmente mostra que estamos talvez querendo um produto e não um filho. 

Cada vez mais percebemos que quando decidemos ter a Manu que realmente estávamos preparados, pois a tristeza, medo, que sentimos durou 1 semana, depois de tudo isto decidimos tocar a vida, correr atrás do que era necessário para previnir e a Manuela nascer com os melhores profissionais, com os melhores recursos.

O objetivo deste POST é gerar um pouco de pensamento e discussão em que lê, pois realmente precisamos saber se estamos aptos a "... receber os filhos que nos forem dados...". Não nascemos e vivemos aqui para criar uma raça ariana, perfeita.


A descoberta

Comunicamos a família toda que quem estava ali naquela barriginha era Manuela, para meu pai seria a primeira neta que ele viria nascer, então foi tudo felicidade e ansiedade.

Fomos então para mais um ultrassom o 4o pelas minhas contas, e neste ultrassom continuaríamos analisando o crescimento da Manu e também acompanhar o cordão com apenas uma artéria. Bem o Dr. Cléber Cursino começou a análise, ele confirmou agora 100% que era menina mesmo, mais uma pro clã, e iniciou as suas medições de praxe do morfológico. 

Ao final do exame ele ficou parado no "coraçãozinho" da Manu e eu como bom curioso e batedor de papo, perguntei "Dr. já esta conseguindo ver as cavidades do coração?", foi aí então que levamos a primeira pancada, pois ele nos disse que estava com dificuldades de identificar isto e como a especialidade dele era a parte neurológica que gostaria que passássemos por uma amiga dele de profissão (Dra. Ana) na qual a especialidade era análise do coração (ecocardiograma fetal ou ecodopplercardiografia fetal).

Marcamos então a consulta em menos de uma semana para que a análise fosse feita com a Dra. a ansiedade foi imensa, pois não esperávamos por nada disto e nem sabiamos onde tudo ia dar.

Conhecemos então a Dra., uma jovem que ficou a maior parte do exame apertando os botões, fazendo caretas, passando mais gel no aparelho, bom depois de uns 30 minutos de exame ela disse "bem agora eu consigo explicar o que a filha de vocês tem", foi a segunda pancada em nossa vida.

Ela explicou que a Manuela tinha um problema no coração, que ela precisaria fazer um exame nos logo nos primeiros dias de vida e que esta cirurgia o melhor lugar para fazê-la era na cidade de São Paulo onde estavam os melhores hospitais preparados e cirurgiões especializados, depois disto a maior parte da explicação eu juro que não lembro mesmo, anotamos o nome dos hospitais e cirurgiões e saímos do consultório logo na saída da sala a Lilian chorou como nunca vi e perguntei o que era foi quando ela me disse "Mas vai fazer uma cirurgia tão pequena, ela não merece sofrer assim".

Eu demorei ainda um pouco para chorar, não porque sou homem ou durão, mas que realmente eu precisava dar um ombro amigo e companheiro para a Lilian, foi nesta hora que vi que realmente estávamos preparados para sermos pais da Manuela, pois conseguimos ser fortes em momentos diferentes para acolher e confortamos um ao outro, pois neste momento a Li me acolheu.

Bom agora tínhamos mais alguns outros passos a serem dados, pois mais do que tudo uma vida nos escolheu e dependia de nós.

A dúvida

Em outubro estávamos entrando no 4o mês, e Outubro é um mês muito corrido e agitado em nossas vidas, pois é nosso aniversário de namoro (em 2008 completamos 7 anos), aniversário da minha mãe, da minha filha mais velha, da minha cunhada, da minha esposa e do meu pai.

Neste mês fizemos mais um ultrassom e foi neste que descobrimos que era Manuela, sim uma menina, mais uma na minha vida (além das minhas 2 filhas, esposa e minha cadela Mel).

Neste exame também foi descoberto que o cordão umbilical da Manuela tinha apenas uma artéria, o Dr. Cléber, que fez o exame, nos disse que isto na maioria dos casos tem influência no peso e no tamanho do bebê, mas que era preciso ser acompanhado nos próximos para saber o que era, afinal as medidas normais do morfológico estavam ok, transnucal, etc.


Os 3 primeiros meses

Bem depois de tudo decidido e coração e mente voltados para mais um novo objetivo, gerar uma vida, soubemos no finalzinho de Julho de 2008 que estávamos grávidos, foi recebida e confirmada em uma folha A4 que ao invés de estar "VOCÊ ESTÁ." ou "VOCÊ NÃO ESTÁ." era cheio de valores legendas, etc que depois que li perguntei "Estamos grávidos?".... Bem era verdade começava ali os preparativos.

Bem fizemos o primeiro ultrassom com 8 semanas, ouvimos o coração vimos até mexer foi muito surreal, é estranho como algo de apenas 1.5cm provoca tantas reações em pessoas com mais de 1,65m. :)

O passeio ao shopping mostrou como esta mudança estava ocorrendo, pois ao invés de olhar vitrines com sandálhas, sapatos, começamos a olhar sapatinhos, meinhas, os jogos de playstation, celulares, foram trocados pela babá eletrônica, e a calça jeans por batinhas, etc... é realmente os objetivos mudam mesmo.

Até o final do terceiro mês fizemos mais 1 ou 2 ultrassons apenas foi observado o crescimento do bebê, afinal ainda era muito pequeno.




Decidimos ficar grávidos

No início de 2008 decidimos ficar grávidos, os nomes já estavam decididos, Manuela se menina e Miguel se menino, já decidimos os nomes logo de cara, pois queríamos curtir a gravidez em sua plenitude mesmo, então quando fosse detectado o sexo poderíamos chamar nosso bebê por seu nome real.

O importante aqui nesta fase foi ambos quererem mais do que tudo um filho, nos preparamos para esta nova fase em nossa vida e sabíamos o que queríamos. O companheirismo e a cumplicidade foram fundamentais no início desta jornada que estava por vir...